EMS: conheça o treino com choque que caiu no gosto das famosas
Já imaginou praticar exercícios físicos tomando choque? Este método se chama EMS [Eletroestimulação Muscular] e é feito por meio do aparelho Miha Bodytech, importado da Alemanha. Bruna Marquezine, Sasha Meneghel, Grazi Massafera, Giovanna Ewbank, Angélica e Carolina Dieckmann são algumas famosas que praticam o treino no Impulse, no Rio, primeiro estúdio no Brasil especializado na técnica. Atletas como o velocista Usain Bolt e o tenista Rafael Nadal também fazem EMS. Nossa repórter Paula Mello testou o treino no Estúdio Motriz, em São Paulo, com o personal trainer Rodrigo Ruiz (no fim da matéria, assista um pouco no treino).
Para praticar EMS é necessário usar uma roupa especial e colocar um colete com eletrodos que, ao serem umidificados com água, permitem a condução da eletricidade. Também coloquei uma faixa nos braços, coxas e no bumbum na altura do quadril conectado a esse colete. Com a roupa vestida, é hora de começar o treino. A máquina mostra os movimentos na tela e eu fui imitando o acompanhamento do personal trainer, que também passa exercícios. Enquanto pratica o treino, você vai sentir os choques, que podem ser mais leves ou intensos, dependendo da intensidade que o profissional coloca.
No meu caso, fiz um treino de força muscular e aeróbica, com exercícios como agachamento, polichinelo, abdominal, prancha, com uma intensidade alternada, às vezes mais forte, às vezes mais leve. A máquina também pode ser usada para outros exercícios, como lutas e ballet fitness. Isso vai depender do seu objetivo, por isso, é importante que o seu físico seja orientado de forma personalizada.
O personal trainer Chico Salgado, que trabalha com as famosas no Rio, me explicou que com este treino é possível atingir até 90% das fibras musculares, o que é quase impossível quando se malha com peso livre, por exemplo. “Na academia você faz uma contração muscular. Quando você faz o treino com a Miha Bodytech a contração é mais profunda”, acrescenta Rodrigo, que diz que o EMS atinge até 300 músculos. “Comparando com a contração voluntária máxima, você consegue até 30% a mais com a eletroestimulação”, diz ainda o ortopedista Tomas Mosaner.
Tomas também explica importante de dar novos estímulos ao corpo. "Um dos segredos para você ter melhores resultados é dar estímulos diferentes, e o EMS é um estímulo totalmente diferente. Se você faz sempre o mesmo treino, tem sempre o mesmo estímulo, uma hora você estabiliza, não avança mais."
20 MINUTOSO treino todo acontece em apenas 20 minutos, mas, apesar do tempo ser curto, o treino exige força e cansa, saiu de lá suando. Segundo Chico, esses 20 minutos valem, em média, o equivalente a 1h/1h20 de um treino normal.
Por ser rápido, é um método ótimo para quem tem a agenda apertada, mas não é permitido fazer todos os dias, segundo os profissionais. "O ideal é deixar de 1 a 4 dias de intervalo, dependendo da intensidade. Se você fez um treino muito intenso, é preciso dar 4 dias de intervalo. Pela contração muscular muito intensa, ocorre aumento das enzimas musculares, que acaba gerando fadiga. É necessário dar tempo para o corpo metabolizar tudo isso para poder ter um novo estímulo", explica Tomás.
Bruna Marquezine e Chico Salgado (Foto: Reprodução/Instagram)
Eles sugerem praticar o EMS como complemento do seu treino. “Se você faz um treino de força com Miha num dia, no outro dia você faz um cardio moderado, nada com força”, diz Chico. "Se você já faz luta, funcional ou musculação, pode fazer o EMS uma ou duas vezes por semana."
Achei que no pós-treino sentiria muita dor muscular, pois o único exercício físico que faço atualmente é corrida. Tive dores, mas leves, nada fora do comum. Para quem pratica EMS, os resultados são de médio a longo prazo. “Em dois meses, é possível ter um resultado mais evidente”, afirma Tomás.
Esta Matéria tem como Fonte a MarieClaire
https://revistamarieclaire.globo.com/Beleza/noticia/2017/06/ems-conheca-treino-com-choque-que-caiu-no-gosto-das-famosas.html