Manter-se ativo não é uma questão apenas dos idosos e sim, de toda faixa etária. Essa prática de rotina de exercícios é muito boa para saúde e sem dúvida, traz uma melhor qualidade de vida.
A inatividade física, a perda de massa muscular (sarcopenia) e o enfraquecimento dos ossos (osteoporose) podem ser precursores da redução da mobilidade e do aparecimento de doenças e condições degenerativas. Por isso, manter o hábito da atividade física é essencial na vida de pessoas de todas as idades. Contudo, algumas limitações da idade ou aversão ao exercício físico impedem o exercício regular.
A maioria dos idosos não atinge a dose recomendada de atividade física para obter impacto na força ou na massa muscular, e isso tem levado a comunidade médica a realizar pesquisas com eletroestimulação em pacientes com esse biotipo.
A eletroestimulação (EMS), que faz parte do protocolo Dr. Move, ajuda a prevenir a atrofia muscular, fortalecer os músculos, aumentar a força para estabilidade articular, além de ajudar a tratar contraturas e muito mais. O benefício do EMS vem do fato de permitir que os músculos sejam treinados mais profundamente, sem causar fadiga ao sistema muscular.
Os idosos podem sofrer perda de massa muscular e óssea, resultando em mobilidade reduzida. A melhor idade obtêm grandes benefícios ao realizar exercícios físicos, pois permite evitar doenças degenerativas. Portanto, adicionar a eletroestimulação à sua rotina esportiva melhorará o desempenho e as habilidades motoras.
A maioria dos estudos realizados em idosos revelou um excelente impacto na massa muscular e na capacidade funcional em idosos.
Wolfgang Kemmler, professor e diretor de pesquisa no Instituto de Física Médica, Friedrich-Alexander-University, Erlangen-Nürnberg. Considerado um dos principais especialistas nos efeitos do exercício na osteoporose e na sarcopenia, realizando extensas pesquisas nessas áreas, realizou um estudo sobre o impacto da eletroestimulação de corpo inteiro na composição corporal de mulheres idosas com risco de sarcopenia.
76 mulheres magras e não atléticas foram randomizadas em um grupo de EMS que realizou 18 minutos de WB-EMS por 3 sessões durante 14 dias e um grupo de controle semiativo. Após 54 semanas de intervenção, diferenças significativas foram obtidas entre os dois grupos para massa muscular esquelética apendicular, massa corporal magra e força isométrica máxima.
A eletroestimulação para idosos é benéfica pois melhora a massa muscular do paciente e permite que ele desenvolva sua mobilidade. Os idosos podem apresentar perda de funcionalidade em atividades rotineiras se mantiverem um estilo de vida sedentário.
No Dr. Move, a eletroestimulação é utilizada como um dos passos dos Protocolos desenvolvidos para tratamentos específicos e tem sido apontada como uma solução eficaz para cuidar da saúde e melhorar a qualidade de vida dos idosos. Aqui, definitivamente o foco não é somente em melhorar a estética do paciente, mas sim trazer qualidade de vida.
Se você deseja mais informações sobre nossos protocolos, não hesite em falar conosco!